06/05/2022
Planejamento Previdenciário: o que é e como funciona?
O planejamento previdenciário é uma estratégia que pode antecipar ou até mesmo aumentar o valor do seu benefício.
Este é uma consultoria através de um estudo do histórico previdenciário do cliente realizado por um advogado especialista em Direito Previdenciário, no qual é feito um diagnostico do melhor momento de aposentadoria e o mais vantajoso para cada caso concreto.
Portanto, ele é muito importante pois é uma preparação que servirá de organização, minimizando erros e agilizando o processo da pré-aposentadoria.
Para o estudo do histórico previdenciário de cada cliente é necessário analisar cinco aspectos:
1-Todos os vínculos contributivos (empregos/profissões); 2-As datas desses vínculos para cálculo do tempo de contribuição e da carência; 3-O valor de todas as remunerações e contribuições para cálculo dos possíveis benefícios; 4-As divergências ou inconsistência no extrato CNIS e por fim 5-Possíveis atividades especiais.
Depois de analisar todas essas questões, o planejamento previdenciário se torna um relatório contendo cenários, projeções, simulações da aposentadoria de cada caso para o cliente que irá o ajudar a compreender os seus direitos e adotar a melhor decisão em relação a esta ocasião tão considerável e importante para sua vida.
Por isso, se você deseja se aposentar com um valor maior ou mais cedo, deverá planejar o quanto antes e neste caso, o planejamento previdenciário é o mais acertado caminho para isto.
Desta forma, o planejamento previdenciário irá permitir a maior segurança ao aposentado, evitando que este sofra com desagrados durante o processo de sua aposentadoria. Além disso, dá a certeza ao contribuinte da aposentadoria no momento certo, onde, é feita a contribuição com o valor correto, já que com o planejamento é possível fazer o cálculo da média, chegando ao valor adequado para se contribuir e pôr fim é recebida a orientação ao benefício quando chegar a hora, ou seja, você será devidamente orientado quando chegar o momento de receber.
Ressalta-se ainda que não existe um momento ideal para realizar um planejamento previdenciário, a dica é: o quanto antes você puder e conseguir solicitar o planejamento previdenciário será melhor.
Desta forma, o planejamento previdenciário irá te proporcionar segurança jurídica diante de tantas modificações na legislação previdenciária.
Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais sobre esse assunto? Estaremos à disposição para orientá-lo.