18/03/2022

Semana do Consumidor vem ganhando mais força a cada ano no comércio

A semana do consumidor vem ganhando cada vez mais força e influência no Brasil durante os últimos anos. Diante de um aumento na intenção de compras dos brasileiros, mais da metade das pessoas diz que vai comprar no Dia do Consumidor pela primeira vez.

Neste ano, a semana ocorrerá entre os dias 14 e 20 de março, apesar do seu caráter promocional, esta semana estabelece a proteção ao consumidor, objetivando chamar a atenção para os direitos dos clientes, como segurança e informação. O evento anual ocorre pela celebração do Dia do Consumidor, comemorado no Brasil em 15 de março.

O dia do consumidor surgiu com base em um discurso feito pelo John F. Kennedy presidente dos Estados Unidos em 1962. No Congresso dos Estados Unidos o presidente defendeu quatro conceitos básicos da proteção dos interesses dos consumidores: o direito a ser ouvido, à segurança, informação e escolha. A carta tinha o intuito de reforçar que o consumidor deveria ser respeitado pelos comércios e possuía uma série de direitos no momento da compra. Este ato pressionou, na época, os legisladores dos Estados Unidos a fiscalizar os comércios e aprovar novos decretos no setor.

A partir disso, 21 anos depois, em 1983 foi comemorado o primeiro Dia do Consumidor. O presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores, Anwar Fazal, foi o responsável por transformar a data da carta de Kennedy em um dia para celebração e compras.

Com isto, a Consumers International, governos e outras associações aproveitam todos os anos para defender os direitos da população. Já as lojas aproveitam o dia como uma celebração em forma de descontos.

Com relação aos consumidores, é importante ressaltar que a busca das informações sobre os seus direitos é o principal. Alguns pontos podem ser úteis na hora da compra, como por exemplo, o direito ao arrependimento, quando o consumidor poderá desistir da compra dentro do prazo de 7 dias após o recebimento do produto ou serviço; o atraso na entrega, onde o comprador poderá cobrar a entrega do item, aceitar outro produto equivalente ou rescindir o contrato e receber o dinheiro de volta; as informações claras sobre a compra; o prazo de reclamação; a troca de produtos, com prazo máximo de 30 dias; as ofertas de peças e reposição e por fim, com relação ao recall, onde as empresas são obrigadas a comunicar às autoridades e ao público sobre peças que apresentem perigo ao consumidor durante período de venda no mercado, além de providenciar o conserto gratuitamente.

Além de ser necessário aproveitar os descontos precisa-se saber aproveitá-los! A melhor forma para se aproveitar ao máximo é pesquisar, verificar e acompanhar a variação de preços, se informar sobre os produtos desejados e finalizar a compra em lojas seguras.

Aproveite!

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